segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Projeto Genoma Humano


  Escrever o manual de instruções de uma pessoa.Esse era o objetivo dos cientistas que começaram a mapear e sequenciar o genoma humano, em 1990.Um trabalho duro de se resolver .
  A chave para desvendar nosso corpo estava em código formado por milhares de genes, aproximadamente 35.000, cada um deles com uma função definida e completamente desconhecida. Com um mutirão de cientistas e computadores potentes no entanto, o mundo achou que chegaria a hora de entender tudo: por que ficamos doentes, nascemos com cabelo liso ou crespo, sentimos mais ou menos dor que os amigos. Em fim, entender porque uma pessoa funciona do jeito que funciona. Para isso foi criado o "Projeto Genoma Humano" composto pelo Departamento de Energia dos EUA e dos Programas de Genoma Humano, é o coordenado esforço nacional para caracterizar todo o material genético humano, através da determinação da sequencia completa do DNA do Genoma Humano.
  A grande controvérsia é que apesar de auxiliar a ciência, medicina etc, o PGH pode desencadear diversos outros problemas sociais, políticos e culturais. Se cada gene é patrimônio individual, seria correto sua patente por uma empresa privada? Se caso aconteçam falhas ou erros no genoma seria necessário desenvolver uma terapia ou possíveis curas para corrigi-las, além disso em determinadas doenças não é o gene quem irá determinar se uma doença irá ou não se expressar.
  Quando a legislação, leis teriam que ser implantadas, um senso de ética especializado deveria ser montado, para que o PGH não se defronte com os direitos humanos.
Nomes:   Louise, Isis, Andressa   

Nenhum comentário:

Postar um comentário